A Casa Branca à Noite - Van Gogh



Genial pintor , Van Gogh decifrado

Físico americano conseguiu decifrar dia e horário em que Van Gogh pintou o quadro.

Os astros não mentem! Segundo eles, o genial pintor holandês Vincent van Gogh pintou Casa Branca à Noite, uma de suas últimas telas, às 20 horas de 16 de junho de 1890. A conclusão é do físico americano Donald Olson, da Universidade Estadual do Sudoeste do Texas, Estados Unidos. Segundo ele, Van Gogh sempre demonstrou interesse pela astronomia. “Prova disso são cinco de seus quadros retratando com precisão o céu estrelado ao anoitecer”, afirma.
Mas como Olson descobriu o horário em que o gênio suicida pintou a obra? Primeiro, ele notou na tela um corpo celeste maior e mais iluminado que os outros. Só podia ser Vênus. A partir daí, Olson e seu colega Russell Doescher combinaram dados históricos em programas de computador, determinando a posição exata do planeta e das estrelas ao seu redor no período estimado pelas biografias de pintor.
“Assim que vi a obra, fiquei extasiado com seu realismo astronômico”, diz o físico. O fascínio foi tanto que o americano organizou uma excursão à Auverssur-Oises, no noroeste da França, onde identificou o que acredita ser a casa branca pintada por Van Gogh

Fonte;  Editora abril


Comentários

Postagens mais visitadas