SEMANA DOS OBJETOS DE ARTE.
O Amor faz passar o tempo ( c. 1819)
Acervo Museu Britânico, Londres.
Todas as informações, foram retiradas das excelentes fontes de pesquisas na internet sobre objetos de artes.
"Qualquer restrição sobre a publicação, será imediatamente retirada do blog"
O lindo relógio de mesa cuja imagem mostramos é uma alegoria ao tempo que passa mais rápido quando estamos apaixonado. Cúpido rema o barco onde navega o tempo. Fabricado na Fábrica de Porcelana Nast. em Paris, foi batizado de L'amor fait passer le temps.
Acervo - Victoria and Albert Museum, Londres
O Buquê ( 1851)
A porcelana biscuit foi sempre cobiçada, admirada por sua delicadeza e por permitir a criação de peças lindíssimas, que podem permanecer brancas ou receber cores.
Na Rússia Imperial, o amor pela porcelana entusiasmou tanto quanto na Europa Ocidental, o objeto que mostramos é uma das maravilhas guardadas no museu da fábrica imperial da porcelana e é de inspiração inglesa.
Acervo : Museu Hermitage, São Petersburgo.
Pigmaleão e Galateia ( 1764 / 1773)
Pigmaleão e Galateia, em porcelana biscuit, representa o momento em que Galateia desperta: cúpido observa a cena, fabricada pela Manufatura Real de Sérves.
"Na metamorfose", Ovídio relata a lenda de Pigmaleão, um escultor chipre que se apaixona pela estátua em marfim que esculpiu. Num festival em honra da deusa Vênus, ele lhe pede que tenha piedade dele e que dê vida à sua virgem de marfim.
Volta pra casa é, como sempre vai beijar a estátua antes de se recolher; para sua surpresa, ela está com 0s lábios quentes e ele, entre assustado e feliz, vê que foi atendido. Agradece a Vênus e se une a ela, à sua Galateia.
O filho dessa união, Pafos, deu nome a cidade Cipriota dedicada a deusa do amor.
Todas as informações, foram retiradas das excelentes fontes de pesquisas na internet sobre objetos de artes.
"Qualquer restrição sobre a publicação, será imediatamente retirada do blog"
Comentários
Postar um comentário