DISCIPLINA - HISTÓRIA ANTIGA

                                      EMENTA

A pré-história: fases evolutivas dos hominídios. O processo de humanização através do trabalho e da produção. Origem das classes e formação dos primeiros Estados do Oriente próximo. As comunidades primitivas. Da revolução agrícola no período neolítico a revolução urbana e suas consequências. As sociedades egípcias, mesopotâmica, fenícia, hebraica e persa, a contribuição que nos legaram para a construção de nossa consciência histórica

                                  OBJETIVOS

- Identificar na pré-história as fases dos hominídios;
- Compreender o processo de humanização do trabalho e da produção;
- Refletir sobre o impacto da revolução agrícola no período Neolítico, a revolução urbana e as consequêcias de ambas;
- Discutir a origem das diferenciações socias, bem como a formação dos primeiros Estados na região do Oriente Próximo.
- Propocionar aos alunos um conhecimento básico sobre a Antiguidade Clássica ( Grécia e Roma) e sua importância para consciência ocidental.

                        METODOLOGIA

A disciplina será desenvolvida por meio de aulas expositivas, leitura dirigida de textos e documentos históricos, discurssões, levantamentos bibliográficos e trabalhos práticos. atividades discente: Participação nas aulas, elaboração de atividades de ensino, questões sobre os textos indicados, produção de um trabalho acadêmico relativo a uma  unidade didática, produção de material pedagógico para instrumentação do ensini da História.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Iluminismo: causas e características

Raça e Progresso - Franz Boas

A ARTE RUPESTRE NA PARAÍBA.