Santo Agostinho e a Salvação Medieval


Na idade média, a Igreja Católica era quem empregava como as pessoas deveriam ver as coisas, certo? então, no ponto de vista da salvação, os medievais mudaram o ponto de vista deles. Na alta idade média, as pessoas viam a salvação diante do ponto de vista de Santo Agostinho, já na baixa idade média, pelo ponto de vista de Tómas de Aquino. ( pela Escolástica)

Ponto de vista de Santo Agostinho.

Na alta idade média era uma época de guerra constantes, crises, pragas, a morte fazia parte do cotidiano das pessoas. A insegurança, medo e pessimismo tomavam conta delas, e isso favorecia a busca pela segurança espiritual, através do cristianismo.

Para Santo Agostinho de Hipona, o homem era corrompido, a salvação estava nas mãos de Deus apenas e a fé era precedida pela razão. As pessoas não possuiam livre-arbítrio, eram  predestinadas, se queriam salvação, deveriam ser entregues para Deus.

[Tanto que a arquitetura românica das igrejas desse periódo aludiam justamente isso, eram pesadas, "presas a terra", de ambientes escuros, propícios para à entrga espiritual]

Ponto de vista de  Tómas de Aquino

Já na  baixa idade média, a coisa muda. A Renascença é um próspero periódo de alegria e conhecimento as pessoas já eram mais seguras, otimistas, havia então mobilidade social. A ascensão ao racionalismo marca o momento da História.

Quando se trata de salvação, o ponto de vista filosófico era da escolástica, notório de Tómas de Aquino. Nela, o homem é privilegiado pela razão, e a salvação estava nas suas próprias mãos, realizadas pelas boas obras.

[ A arquitetura gótica das igrejas da época refletiam isto: eram de natureza livre. "Elevam-se ao Céu", tinham ambientes claros, adequados para à busca racional]


Comentários

  1. sabe as referências dessa pintura?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia,
      Olha, realmente não sei, mas se você tiver essa referência eu terei o maior prazer em adcionar, onde peguei ( site net) não tinha, acho bela a pintura.
      Att.
      Alaila Resende.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas