UMINHO INVESTIGA TEMPLO ROMANO DE ÉVORA.

       Pela primeira vez a estrutura é alvo de moderna análise estrutural.


O templo romano  da cidade de Évora (chamado de Templo de Diana), é um templo de estilo coríntio( terceira ordem, a mais rica das ordens da arquitetura grega), construído no século I. Durante muito tempo julgou-se tratar de um templo dedicado a  Diana, a deusa romana da caça, mas estudos posteriores demonstraram tratar-se de santuário consagrado ao imperador. Localizado na freguesia da Sé  de São Pedro, no Largo Conde Vila Flor, encontra-se rodeado pela Sé de Évora, pelo tribunal da Inquisição, pela  igreja e convento dos Lóis, pela biblioteca e museu.






O templo foi construido há dois mil anos, está pela primeira vez a ser alvo de uma  análise estrutural, com modernos equipamentos do século XXI, para diagnosticar o seu estado e propor planos de reabilitação e conservação.
Segundo o arqueólogo Rafael Alfenim, da DRCALen, " o templo tem sido estudado de vários pontos de vista, sobretudo o arqueológico e o da História da arquitetura", mas esta é a primeira vez que se faz uma análise desta natureza.





                                                        A CIDADE DE ÉVORA


Situada no Alentejo ( sul de Portugal), a uma distância de cerca de 130 km de Lisboa, Évora é a cidade da  época medieval em Portugal, considerada patrimônio mundial pela UNESCO, a cidade é cercada por uma muralha medieval, dentro do qual, todas as construções são seculares, até a própria universidade que é de 1500 d.C.
Considero uma das mais belas cidade de Portugal.
www.cienciahoje.pt
Fotos net.

Comentários

Postagens mais visitadas