ARTE MEDIEVAL - ARTE GÓTICA - ARQUITETURA
Arte ou estilo gótico nasceu na França durante a idade média no contexto do Renascimento do século XII e prolongou-se até o Renascimento italiano, no século XVI, quando o retorno da estética clássica quebra a linguagem artística até ali difundida. Não representa um estilo inteiramente novo, mas sim um ponto de chegada de contínuos aperfeiçoamentos técnicos e estéticos, feitos ainda pelos construtores românicos. Foi a primeira arte a construir-se com total exclusão de influências orientais ( bizantinas) e clássico-helenística.
A principal e mais caracteristica invenção técnica da arte gótica foi o arco ogival, muito mais dinâmico que o estático arco redondo românico e que exercia menor pressão lateral, possibilitando a construção de abóbodas de cruz ou cruzaria de ogivas; estas tornaram-se mais elásticas e dinâmicas, adptando-se melhor as formas e dimensões dos espaços a cobrir, o que permitiu aumentar as áreas de construções, e sendo mais leves e fáceis de sustentar, elevaram-se cada vez mais, contribuindo para uma maior verticalidade das construções.
Com as técnicas construtivas repousando nas abóbodas de cruzaria ogivas, trouxe um perfeito equilíbrio de forças envolvendo conhecimento e organização da obra.
Sendo assim a arte gótica revelou-se uma arte intelectualizada e conceptualista, com um espírito técnista, mundano e urbano, dogmático e sencível.
Verticalidade, espaços internos mais amplos e abrangentes, amplas janelas, espaços interiores mais iluminados favorecendo a poética da luz, novas tipologias dentro da arquitetura civíl, castelos, palácios e casas comunais que respondiam maior eficácia as necessidades do modo de vida da época.
A amplitude dos espaços, imundados pela luz colorida filtrada através dos inúmeros vitrais que cobriam todas as janelas, conferiam aos interiores uma atmosfera de forte espiritualidade e miticismo.
Catedral de Beauvais - França - Séc. XII |
A principal e mais caracteristica invenção técnica da arte gótica foi o arco ogival, muito mais dinâmico que o estático arco redondo românico e que exercia menor pressão lateral, possibilitando a construção de abóbodas de cruz ou cruzaria de ogivas; estas tornaram-se mais elásticas e dinâmicas, adptando-se melhor as formas e dimensões dos espaços a cobrir, o que permitiu aumentar as áreas de construções, e sendo mais leves e fáceis de sustentar, elevaram-se cada vez mais, contribuindo para uma maior verticalidade das construções.
Catedral de Welles, Inglaterra - séc. XII - XIV |
Com as técnicas construtivas repousando nas abóbodas de cruzaria ogivas, trouxe um perfeito equilíbrio de forças envolvendo conhecimento e organização da obra.
Sendo assim a arte gótica revelou-se uma arte intelectualizada e conceptualista, com um espírito técnista, mundano e urbano, dogmático e sencível.
Catedral de Saint - Urbain, Troyes - França |
Verticalidade, espaços internos mais amplos e abrangentes, amplas janelas, espaços interiores mais iluminados favorecendo a poética da luz, novas tipologias dentro da arquitetura civíl, castelos, palácios e casas comunais que respondiam maior eficácia as necessidades do modo de vida da época.
Castelo de Aigle , séc. XII - Suiça |
Castelo Marienburgo, séc. XIV - Polônia. |
A amplitude dos espaços, imundados pela luz colorida filtrada através dos inúmeros vitrais que cobriam todas as janelas, conferiam aos interiores uma atmosfera de forte espiritualidade e miticismo.
Capela de Milão - séc. XIV - a mais gótica de todas as italianas. |
Abadia de São Dinis - França |
Catedral de Bourges - França séc. XII - XIII |
Catedral de Saint-Chapelle - França |
Catedral de Burgos séc. XIII |
Catedral de Reims - França |
Catedral de Leon - sec. XIII |
Catedral de Toledo - séc. XIII |
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