MARY CASSATT - 1843 - 1926

Mary Cassatt - pintora impressionista, nasceu em 22 de maio de 1843 na cidade de Allegheny, Pensilvania - Estados Unidos. Filha de Robert Simpson, um rico e influente homem de negócios em Pittsburg e Katherine Kelso Jhonson, ambos de ascendência francesa, é uma entre sete irmãos, passou sua infância entre os Estados Unidos, França e alemanha.
Mary Cassatt nunca ficava parada, abraçou causas, pintou para apoiar e colaborar com o voto feminino. Participando  de tudo à sua volta, viveu o suficiente para ver seus amigos impressionistas tornarem-se Grandes Mestrres.
Faleceu 14 de junho de 1926, aos 82 anos, vencida pela diabetes. Está enterrada em Le Mesnil-Théribus, no túmulo de sua família.
Seus quadros já alcançaram a fantástica soma de 2 milhões e 900 mil dólares e podem ser vistos em muitos dos mais importantes museus do mundo.

" O Passeio de barco" - (1893 - 94), foi pintado no inverno em Antibes, no Mediterrâneo. Óleo sobre tela, mede 90 x 117,3 cm.  A composição é uma das telas mais interessante, a mesma foi escolhida para ser reproduzida em selo pelos correios Americanos em 1966.
Acervo - National Gallery of Art. Washington. DC



"O Banho" - 1983 - Óleo sobre tela mede 100,3 x 66cm.
Mary prefere a realidade à idealização, mas isso não a impede de repassar para o espectador o quanto de intimidade há entre mãe e filhos.
Acervo - Art Institute of Chicago



"Criança brincando na praia" Óleo sobre tela, mede 97,4 x 74, 2 cm. É notável a capacidade de mary Cassatt em capturar as atitudes naturais das crianças.
Acervo - National Gallery of Art - Washington . DC

"Senhora à mesa do chá" - Óleo sobre tela mede 73,7 x 61cm e retrata Mary Johnston D. Riddle, prima irmã da mãe de mary. A filha da modelo não gostou do tamanho do nariz de sua mãe pintado no retrato, o quadro foi posto de lado pela pintora até que, em 1914, ela foi encorajada a exibi-lo, o que foi feito na galeria Durand - Ruel, em Paris.
Fez muito sucesso e, em 1915, foi incluído na exposição dos impressionista em Nova York.
Avervo - Metropolitan Museum of Art.

Comentários

Postagens mais visitadas