ASSIM SE FAZ UMA HISTÓRIA.




      CASARÕES DA PRAÇA BONA PRIMO - CAMPO MAIOR - PI.

  
                              SERRA GRANDE - CAMPO MAIOR - PI.          


 Ao se propor conserva ou restaurar algum Bem Cultural, entende-se que ele é digno de permanência por seu Valor Cultural, ou seja, como um elemento que, de alguma forma, representa a nossa cultura, o nosso pensamento, ou mesmo, os nossos sentimentos, porque ele é produto da ação e da produção material e imaterial do homem.  Os bens culturais formam aquilo que chamamos de patrimônio histórico e artístico, ou mais precisamente, constituem o nosso Patrimônio Cultural, expressão abrangente e como encampa os demais.

Preservar o patrimônio cultural é algo de enorme importância para o crescimento social e cultural de um povo, pois retêm todo um conjunto de informações.  Os  casarões que ficam nas proximidades da Catedral de Santo Antônio, são resindências que fazem parte do acervo arquitetônico do município, temos exemplos de algumas que passaram por transformações sem se dar conta do valor histórico; Fazenda Tombador, Antigo Museu do Couro, sobrado do Major Honório, Pálace Hotel e agora a mais absurda, o prefeito quer asfaltar a Praça Bona Primo.

Porém, pessoas esquecem que o que é público é de todos e como forma de resgatar esses espaços, preservando, temos orgãos com plenos poderes para tombar os chamados patrimônios públicos.


Cabe a população impedir a total destruição do nosso Patrimônio Arquitetônico, Cultural e Artístico de Campo Maior - Pi.

Alaila Resende



                               

Comentários

  1. Belos lugares que não carecem nem um pouco de modernidade. Parece que o objetivo das grandes coorporações é fazer de tudo um monte de concreto cinza e asfalto preto. Será que nossos netos não terão o prazer de vivenciar as belas paisagens, naturais e urbanas, que fizeram parte de nossas vidas e que constituem um pouco de nossa história e nossa identidade?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas