RESUMO: HISTÓRIA DAS RELIGIÕES E RELIGIOSIDADE.

O texto nos mostra os modelos e seus problemas, seja Sociologia Religiosa, História ou Ciência das religiões, qualquer um dos novos campos do conhecimento, se estruturou na definição dos percusos epistemológica das ciências humanas.

O roteiro oferece um interessante enfoque conceitual, apartir de uma abordagem hitorica. Mas a expressão de Max Muller sobre "HIstória das Religiões", é analisada por Brelich que ressalta a falta de rigor teórico. Afinal para descobrir a verdade do objeto desta disciplina é preciso enfrentar problema de definição do conceito de religião o qual seja abragente para dar conta do sentido de manisfetação nas diversas sociedades.

O termo religião é oriundo do latim "religião" o qual não tinha a acepção moderna forjada ao lado da história da civilização ocidental; indicando simplismente um conjunto de normas e praticas. No entanto passou por uma estruturação em um contexto de lentas e definitivas laicização, o conceito de religião  conheceu diversos significados através de Durkein a Eliade, Lévi-Strass, Freud, Gransci até chegar  à  formação Brelich.

Para Durkein toda religião é uma cosmologia. para Weber é uma forma dos homens se organizarem socialmente, para Grasci um tipo de determinada visão do mundo e da filosofia, para Lévi-Strass baseia-se em um pensamento selvagem que passa por antropomorfismo da natureza e vários outros conceitos é criado ao longo da formação historiografica.

Brelich aponta a necessidade empírica para a formulação de conceitos que levam em conta as diferenças dos espaços temporais. A proposta de Bresch é de estar atento à conjugação de tempo e espaço para  apreenção do incontrolável humano, pois o método comparativo tem a tarefa de desvendar uma religião primordial, historicamente impossível de ser alcançada.

Este tipo de procedimento descritivo e analítico é sem dúvida importante para definição de uma variedade de temas, com diversas facetas.

Neste campo de estudo alguns trabalhos caracterizou por tentarem contra a história das chamadas "Grandes Religiões", buscando relacionar o surgimento de certas religiões a transformações historicas globais.

A partir da temática das reformas religiosas, alguns trabalhos procuram inventariar e comparar praticas e rituais que infuênciam na vida econômica, sicial e política; aspectos da doutrina religosa que estratificação social influenciou através das crenças coletivas na vida cotidiana.


 Disciplina- História das Religiões e Religiosidade
 Aluna- Alaila Resende
Professora- Ivanice Frazão

Comentários

Postagens mais visitadas