FALANDO DE ARTE

Durante as primeiras décadas, a arte moderna foi um fenômeno exclusivamente europeu. As primeiras idéias modernas vieram de artistas românticos e realistas. Em seguida, artistas representantes do impressionismo e pós impressionismo, começaram a utilizar novas maneiras de representar luz e o espaço através da pintura. Anos  antes da I Guerra Mundial, houve exposição criativa: fauvismo, cubismo, expressionismo e futurismo.


A arte moderna tinha como objetivo acabar com os padrões antigos e para isso os artistas modernos buscavam novas formas de expressão. Para isso eles utilizavam cores vivas, imagens deformadas e cubos. No inicio não foi fácil para esses artistas serem aceitos, pois todos já estavam acostumados com os padrões estéticos bem definidos. Mas aos poucos as pessoas foram aceitando e entendendo as artes modernistas, e as exposições passaram a ter mais público.

EXPRESSIONISMO;

O expressionismo foi um movimento cultural de vanguarda surgido na Alemanha nos primórdios do século XX,  de indivíduos que estavam mais interessados na interiorização da criação artística do que na sua exteriorização, projetando na obra de arte uma reflexão individual é subjetiva. Ou  seja, a obra de arte é reflexo direto do mundo interior do artista expressionista,
Em uma acepção mais amplo, a  palavra "expressionismo" refere-se a qualquer manifestação subjetiva e psicológica a criação humana.


                                                  O grito- Edward Munch    
                                                    
                                                      
FAUVISMO ( ou fovismo)

O fovismo ou fauvismo ( do Francês Les Fawves, As Feras, como foram chamados os pintores não seguidores do cânone impressionista, vigente à opção) é uma corrente artística do início do século XX, que se desenvolveu sobretudo entre 1905  e 1907. Associada a busca da máxima expressão pictórica, o estilo começou em 1901 mas só foi denominada e reconhecida como um movimento artístico em 1905. Segundo Henry Matisse, em  "Notes d'un Peintre",  pretendia-se com o fovismo  "uma arte do equilíbrio",  da pureza e da serenidade, destituída de temas perturbadores ou deprimentes.

                              Mulher de Chapéu- Henry Matisse ( 1905)


CUBISMO
 
Cubismo é um  agito artístico que surgiu no século XX, nas artes plásticas, tendo como principais  fundadores  Pablo Picasso e Georges Braque, tendo se estendidos para a literatura e a poesia pela influência de escritores como Guillaume Apollinaire, John dos Passos e Wladimir Maiakouski. O quadro  "Les demomoiselles d'Avignon",  de Picasso 1907, é conhecido como marco inicial do cubismo. Nele ficam evidentes as preferências  máscaras  africanas, que inspiraram a fase inicial, juntamente com a obra de Paul Cézanne.

                              Les demoiselles d'Avignon - Pablo Picasso


FUTURISMO

O futurismo é um movimento artístico e literário, que surgiu oficialmente em 20 de fevereiro de 1909 com a publicação do "Manifesto Futurista", pelo poeta italiano  Felippo Marinetti,  no jornal Francês " Le Fígaro". Os adeptos do movimento rejeitavam o moralismo e o passado,  suas obras baseavam-se fortemente na velocidade e nos desenvolvimentos tecnológicos do final do século XIX. Os primeiros futuristas europeus também exaltavam a guerra e a violência. O futurismo desenvolveu-se em todas as artes e influenciou diversos artistas que depois fundaram outros movimentos modernistas.

                              Manifestación patriótica - Giacomo Balla

Comentários

Postagens mais visitadas