REVOLUÇÃO FRANCESA

A Revolução Francesa é considerada o mais importante acontecimento da história  contempôranea. Inspirada pelas idéias iluministas, a sublevação de lema "Liberdade, Igualdade, Fraternidade" ecoou em todo o mundo, pondo abaixo regimes absolutistas e ascendendo os valores burgueses.

Assembleia constituinte
A FRANÇA PRÉ-REVOLUCIONÁRIA

A socieedade francesa anteriomente à revolução era uma sociedade moldada no antigo regime. Ou seja, politicamente as reações de servidão uma que a maioria da população francesa era camponesa.
Em torno de 250 milhões de pessoas viviam em condições miseráveis nos campos franceses, pagando altíssimos impostos a uma elite aristocrática que usufruía do luxo e da riqueza gerada pelo trabalho dos camponeses, ou feudos, dos nobres.
Nas áreas urbanas a sua população, era composta na sua maioria por baixos salários, desempregados e também  arcava com pesadíssimos impostos e com custo de uma vida cada vez mais elevados.
Já as elites, compostas por um alto clero, uma alta nobreza e, claro, a família real- A Realeza Francesa: Luis XVL e sua esposa Maria Antonieta, filhos e demais parentes, viviam em palácios luxuososo, como o monumental Palácio de Versalhes, localizado nos arredores de Paris e que era a residência da família real.

Luis XVI

Maria Antonieta e filhos





MAXIMILIEN DE ROBESPIERRE - 1758 - 1794
DEFESA DE MUDANÇAS RADICAIS.

Em 1792, os radicais liderados por Robespierre, Danton e Marat assumem o poder e organização as guarda-nacionais. Estas, recebem ordens dos líderes para matar qualquer oposicionista do novo governo. Muitos integrantes da nobreza e outros francese de oposições foram condenados a morte neste período.
A violência e a radicalização política são a marca desta época.

Robespierre

Danton

Marat




Robespierre perdeu o apoio. foi preso e executado, com ele acabou o governo jacobino.
Os girondinos, apoiados pelo grupo do pântano, intalaram novamente no poder e na burguesia, os novos líderes criaram uma nova constituição.
Ao mesmo tempo à França sofre ameaças externas e na tentativa de manter o poder, entrega o poder a Napoleão Bonaparte...






RESULTADOS DO MOVIMENTO:

-Fim do Antigo Regime
-Ascenção da Burguesia
-Dsenvolvimento do Capitalismo
-Liberdade
-Influência Mundial


Estou lendo Revolução Francesa de MAX GALLO...muito esclarecedor, escrito de uma forma única, incrível.
Fica a dica para quem quiser se aprofundar no que Luis XVl pensava em meio os tais acontecimentos.

Comentários

Postagens mais visitadas