COM TEXTO

              DICAS DE COMO FAZER UM FICHAMENTO DE TEXTO

O fichamento é um registro des estudos de um livro ou texto, esse registro é feito em fichas e estas tem critérios para serem elaboradas.
O fichamento facilita a execução dos trabalhos acadêmicos e a assimilação dos conteúdos estudados.
Existe alguns critérios básicos para fazer um fichamento, não dá para burlar estes passos, sem eles não há fichamento, seguiríamos fazendo um resumo, e não é este o objetivo.

PRIMEIRO PASSO: Fazer uma leitura de todo o texto, ou do capítulo do livro, para somente se interar do assunto tratado. Neste momento pode-se anotar algum vocabulário não conhecido para posterior busca no dicionário. ( leitura panorâmica)

SEGUNDO PASSO: Fazer uma segunda leitura, agora mais criteriosa e para isso divida o texto em partes, de um subtítulo a outro por exemplo, e a cada parágrafo vá grifando a ideia central do texto, conectando-a com a ideia de outro parágrafo e assim por diante. Algumas vezes é necessário voltar a ler o parágrafo mais uma vez.
Observe as chamadas palavras chaves, porque abrem possibilidades de ideias no texto, elas são importantes para bom entendimento do conteúdo.

TERCEIRO PASSO: terminado a grifagem do texto, transcreva-o tal e qual como está no livro, releia-o e verifique a ordem e a lógica fiel ao conteúdo abordado.

Esta é uma maneira de se fazer um fichamento. Quando precisar ler o texto ou o livro novamente, ficará  mais rápido de recordar os dados pela releitura do fichamento do mesmo.

Fichamentos são excelentes maneiras de se entender conteúdos e fixar conhecimento.

Comentários

Postagens mais visitadas