PICASSO : UMA DINAMITE NA ARTE DO SÉCULO XX

Fazem 35 anos da morte do pintor espanhol Pablo Picasso, nasceu em 25 de outubro de 1881, veio a falecer em 8 de abril de 1973

Antes de inaugurar o modelo estético cubista  com sua tela " As senhoritas de Avignon", Pablo Picasso já havia produzidos obras significativas ( não apenas pinturas, como também esculturas) em um periodo que foi denominado de fase azul e fase rosa, nas quais utilizava-se de elementos maneiristas, além da influência visível da estética das cores Van Gogh.

                                                        A Trágedia

No ano de 1907, Picasso pintou uma das telas mais inovadoras da época, intitulada" Demoiselles d'Avignon. A composiçaõ desta tela naõ apresenta unidade, seus personagens não trazem relevos definidos, é composta de linhas, angulos e planos imbricados, em uma palavra, é torpe ( no bom sentido!)

                                     Les Demoiselles D' Avignon - 1907

A intençao de Picasso, foi justamente romper com certos padrões fixados na  arte da pintura, até então. Mas, essa raptura não se fez sob a égide do desprezo ao que veio antes, pelo contrário, podemos dizer que Picasso produziu arte em padrões clássicos: pintura, esculturas, gravuras, cerâmicas.

                                              
                                                     Arlequim - 1916

                                               Nu de Dos  ( Blue Nude)
                                              Retrato de Dora Maar - 1937

                                           Mulher chorando - Londres

                                        Detalhe de "Guernica" - 1937

Seria, por outro lado, muita ingenuidade de nossa parte acreditar que a "raptura" provocada por Picasso, a partir desta tela, não teria tido nenhum precedente. Décadas antes, Paul Cézanne e Vincent Van Gogh ( se recurmos mais, Delacroix e Goya) já haviam provocado algum tipo de "mal-estar" nos padrões estéticos vigentes.

A partir da dissolução do grupo cubista, em 1914 ( inicio da primeira grande guerra) Picasso iniciará uma fase de eternas transformações. Sua arte provocará travessias em diversos planos . Sua obra "Guernica" é um exemplo de aguda criação crítica.       


Pesquisa: Pablo Picasso
Alaila Resende
Prof: Ivanice Frazão







Comentários

Postagens mais visitadas