Vale dos Dinossauros. - Novidades!



O geólogo Luciano Jacques de Morais foi o primeiro técnico a fazer registros sobre as pegadas fósseis do Vale dos dinossauros, iniciando suas pesquisas no início da década de 1920. Mas as pesquisas mais abrangentes e minuciosas alí realizadas aconteceram nas décadas de 1970 e 1980 pelo paleontólogo italiano Guiseppe Leonard, através do CNPq, o que deu origem a diversas publicações nacionais e internacionais o assunto.

Estas informações, considerada por muitos estudiosos como novidades, constam no livro de O Vale dos Dinossauros do antropólogo e Peleontólogo Carlos Alberto Azevedo que entre outros cargos ocupados ao longo de sua vida profissional, foi diretor do Museu de Antropologia do Instituto Joaquim Nabuco de Pesquisas Sociais, onde trabalhou com Gilberto Freire. desde do ano de 1960 ele se dedica à peleontologia paraibana.

Recentemente em seu livro, lançado na Capital, Azevedo afirma que apesar da fama internacional do Vale dos Dinossauros, não é apenas no Sertão paraibano que existem indícios de répteis cretáceos. O Litoral da Paraíba, segundo o cientista, é reconhecido como sítio de inúmeros fósseis de moluscos, crustácios e répteis já identificados, descobertos na região de Gramame.

Muitas descobertas  vieram a tona dentro deste período de datas, mas quem  de fato primeiro registrou , historicamente, sedimentos cretáceos no Vale, foi o naturalista francês Louis Jacques Brunet, em 1854. Ele colecionou amostras do calcáreo que afloravam na área.

Azevedo chama a atenção a outros sítios arqueológicos importantes existentes em municípios vizinhos a Sousa, como os da Serra das Araras, em Vieirópolis, um incontestável habitat de caçadores e coletores humanos, que perteceram aos povos do Pleistoceno. Na Sub-bacia de Sousa, de acordo com o autor, existem milhares de pegadas, sendo quase todas de dinossauros, com exerção de duas atribuídas a crocodilo e outra a um lagarto.
As pegadas e pistas de dinossauros existem nesta área em 81 níveis ou camadas.

São 402 indivíduos de dinossauros já descobertos e classificados como:
33- terópodos grandes
29- pequnos terópodos
42- saurópodos,
2-   ornitópodos de pequeno porte
28- ornitópodos, de pequena gravipoetais, além de outros fósseis.

Fonte: A União.

Comentários

Postagens mais visitadas