CANYON DO RIO POTI A PEDRA DE CASTELO - PI

PEDRA DE CASTELO - PI


Castelo do Piauí é um pequeno município de 19 mil habitantes, pertencente Geograficamente, à micro região de Campo Maior, terrtório dos carnaubais. No ano de 1742, foi elevado a condição de município e suas origens remontam ainda do tempo em que o Brasil era quase holandês e que, a partir de Castelo que o incrível, fantástico e impressionante roteiro das pedras  e das águas no Piauí  começam e fascinam curiosos e visitantes.
Geologicamente falando, Castelo é literalmente uma cidade talhada nas pedras.
De clima tropical e margeada pelo Rio Poti, é uma cidade com inúmeras belezas naturais como o Canyon do Rio Poti.
PEDRA DE CASTELO -PI


CANYON DO RIO POTI - PI




A Pedra de Castelo tem história que confunde-se com a própria tragetória da cidade ao longo dos anos, já foi usada como habitação e cemitério indígena, fato comprovado pelos vestígios espalhados pelo lugar, como pinturas e gravuras rupestres, e também como cemitério cristão na década de 40 século XX.
A fim de promover a conservação da Pedra de Castelo o IPHAN contratou a restauração dos painéis de pintura, com o cuidado de resguardar tanto o patrimônio arqueológico quanto os costumes locais. Estas foram as diretrizes estabelecidas pelo I Forum do Cultural em Castelo realizado pelo IPHAN.




PEDRA DE CASTELO - PI



PEDRA DE CASTELO -PI


PINTURAS RUPESTRES DE CASTELO -PI


PINTURAS RUPESTRE DE CASTELO - PI



CANYON DO  RIO POTI - PI


CANYON DO RIO POTI -

                                                  

Comentários

  1. Parabéns pelo post, sem dúvida Castelo do Piauí tem muitas belezas naturais que constituiem-se em atrativos turísticos bastante visitados, sobretudo por amantes do ecoturismo, além de escolas, faculdades e universidades piauienses. Tive a honra de organizar o I Fórum do Patrimônio Cultural e Material de Castelo, juntamente com a arqueóloga Jóina Freitas, que trabalha no IPHAN à época e atualmente está na UFPI.

    Aproveito para convidar-lhe a visitar Castelo e nossos atrativos, indico como melhor data o último fim de semana de julho, quando o ocorre um dos maiores eventos turísticos do estado, o Cachaça Fest.

    Robson Miguel Lima Oliveira
    Licenciado em Geografia
    Presidente da Associação dos Condutores de Turistas e Visitantes de Castelo - CONDATUR
    Coordenador Municipal de Turismo em Castelo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Robson, obrigado pelo elogio, falar de minha terra é um orgulho, e exaltar suas belezas naturais é um dever patriótico, sou de Campo Maior moro em João pessoa - Pb - estou graduando História e sei do potencial que todo estado do Piauí oferece em termo de turismo em qualquer modalidade, conheço o trabalho da Jóina Freitas tanto no IPHAN, como hoje na UFPI.
      Meu mestrado vai ser em arqueologia, com isso espero colaborar com as pesquisas.
      O convite vai ficar em aberto, quando puder iremos visitar o Cachaça Fest.

      Alaila Resende

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas