A ARTE RUPESTRE NA PARAÍBA.

A Paraíba estar localizado no Nordeste  brasileiro, é pródigo em sítios de arte rupestre,  principalmente os de pinturas. Os mesmos são encontrados em  sua maioria nas paredes rochosas de canyons - chamados de boqueirões e em paredes e tetos de abrigos ou cavernas.
Estima-se que existam mais de 500 sítios com artes rupestre na Paraíba, os principais; Pedra do Touro, Pedra do Gato, Pedra Velha Chica, Gruta do Silêncio, Abrigo de Emas, Pedra do Ínga e o Lajedo de Pai Mateus.
A maioria desses sítios arqueológicos apresenta registros rupestre estampados em paredões rochosos, distribuídos nos leitos dos rios, vales e serras. Nesses locais, é comum encontrar reperesentações zoomofas, antropomorfas, geométricas, astronomicas e fitomorfas.
Todas as inscrições rupestres existentes na Paraíba, "guardam as mesmas carcterísticas, os mesmos traços de origem como se representassem elos de um só circulo de influências". E, que " não há dúvida que existe uma interrelação dessas escrita nos diversos lugares onde teria predominado uma civilização antiga".
Inúmeros sítios arqueológicos estão sob ameaça de depredação constante, ligadas ao garimpo/mineração de rochas ornamentais, atividades econômicas forte em alguns município, a exemplo de Pedra Lavrada, Junco do Seridó e Picuí ( possuidoras de sítios arqueológicos com arte rupestre), e a visitação turística, problema reforçado pela ausência de trabalhos que mostrem à população local a importância dos sítios existentes.
Dos diversos fatores de degradação que podem incidir sobre os painéis de pinturas e inscrições rupestres, a ação  humana se destaca como forte agente de destruição. Por outro lado, deve-se registrar que o trabalho de conscientização junto a população interiorana é algo fundamental para a preservação dos sítios arqueológicos.

NOTAS ; ALMEIDA, Ruth Trindade de. A arte rupestre nos cariris velhos - João Pessoa: Editora Universitária/ UFPB, 1979, p 21.




PEDRA LASCADA - EMAS - PB

PEDRA DO ALTAR - EMAS - PB


LAJEDO DO PAI MATEUS - CABACEIRAS - PB

LAJEDO DO PAI MATEUS - PB

PEDRA DA BOCA - ARARUNA - PB


PEDRA DO TOURO - QUEIMADAS - PB






Comentários

Postagens mais visitadas