A ARTE RUPESTRE
aaabbSerra da Capivar |
ursão do
A discursão do valor como " arte" dos registros rupestres pré-históricos tem sido objeto de polêmicas entre arqueólogos e historiadores de arte. A base reside na de respostas diferentes às mensagens que as pinturas e gravuras rupestres propocionam. O arqueólogo não poderá ignorar os registros rupestres na sua dimensão estética, considerando-se a habilidade manual e o poder da abstração e de invenção que levaram o homem a usar recursos técnicos e operativos nas representações pretóricas pré-históricas.
Serra da Capivara |
Mas para o arqueólogo, o registro rupestre é sobretudo, parte do contexto arqueologico ao qual se intrega como forma de identificar o grupo étnico que realizara.
O termo "registro rupestre", dfinição que tenta substituir entre os arqueólogos a consagrada expressão " arte rupestre", pretende liberar da conotação puramente estética algo que, seguramente, é a primeira manifestação artística do homem, ao menos em grandes áreas gográficas onde a arte móvel em pedras e osso não aperece anteriormente às gravuras e pinturas rupestres.
Arte rupestre |
Dificilmente, em áreas arqueólogicas onde se concentra uma cuantidade siginificativa de sítios rupestres, deixará de existir abundantes indícios da cultura material dos grupos étnicos responsáveis pela execução de tais registros e somente a identificação e as escavações arqueólogica poderão fornecer as informações culturais necessárias para completar o quadro de ocupação pré-histórica e o enclave arqueólogico escolhido para a pesquisa.
Carnaúba dos Dantas - RN |
Fonte de pesquisa:
ABAR - Associação Brasileira de Arte Rupestre
Comentários
Postar um comentário