SÍTIOS ARQUEOLÓGICOS EM ALAGOAS

A região do sertão alagoano, no oeste do estado, possui em seu território um vasto patrimônio arqueológico, representado principalmente pelos sítios de arte rupestre. Segundo o Programa de Diagnóstico e Ação Emergenciais em Sítios Rupestre, minicípios de Olho D'água do Casado e Delmiro Gouveia, a densidade média de sítios arqueológicos na região conhecida como canyon do talhado, é de aproximadamente um sítio a cada 500 metros.



A instalação da Hidrelétrica de Xingó e a formação do lago no Rio São Francisco provocaram um adensamento populacional na região, o que acrreta a construção de estrada, suspressão da vegetação para a abertura de roças, aumentou   possibilidades de incêndios, bem como propiciou um maior contato da população local com os sítios arqueológicos. Aconteceram ainda aguns assentamentos de reformas agrárias pelo INCRA, nas proximidades dos sítios, o que acarretou um fluxo turístico espotâneo para a região pesquisada.



O IPHAN classifica o patrimônio cultural brasileiro em quatro grupos - sendo estes: histórico, belas-artes, artes aplicadas e arqueolóligos, paisagístico e etnografico: saberes, celebrações, formas de expressão e lugares.


Uma espécie de anfiteatro onde os visitantes poderiam  contemplar a beleza do lugar e a cachoeira, que tem suas comportas abertas a cada ano, num espetáculo de rara beleza. Imperdível!





ANGIQUINHO : Patrimônio de Alagoas.
Um imenso paredão de pedras que parece ter sido esculpido à mão, guarda parte de uma época que marcou a História econômica e plítica de Alagoas.

Fonte;Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas.
Arqueologia e História : UNICAMP

Comentários

  1. na minha escola pediu para procurar sítios arquiologicos então me ajudem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,onde você quer procurar os sítios?
      Existe muitos no Nordeste, precisamente no Piauí onde fica a Serra da Capivara, na Bahia tem a Serra das Paridas, Capão Pelado, na Paraíba tem a Pedra do Ingá, no google tem muitas opções.
      Obrigado pela visita!
      Volte sempre.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas