PATRIMÔNIOS ARQUEOLÓGICOS.

PESQUISA SOBRE OS PRINCIPAIS SÍTIOS ARQUEOLÓGICOS DO NORDESTE.

                                         BAHIA - SERRA DAS PARIDAS

                                                    Prof: Carlos Etchevarne

Dia 17/11 acontece o lançamento da série estudos e pesquisa do Patrimônio Arqueologico da Bahia, reune artigos temáticos sebre arqueologia baiana, em especial a arte rupestre encontrada no estado, com o apoio do (IPAC) Instituto do Patrimônio  Artistico e Cultural da Bahia, no Palacete das Artes Rodin da Bahia.


A partir das 18h30, terá  palestra realizada pelo professor Carlos Etchevarne ( do Departamento de Antropologia da FDCH/UFBA), considerado uns dos principais especialista sobre arte rupestre e arqueologia no estado, cordenador do grupo de pesquisa da Bahia, ira apresentar um panorama sobre o acervo arqueologico.




A convencionalidade chamada arte rupestre estar representada na Bahia de modo exemplar, em quase todos as regiões, salvo no litoral, com pinturas e gravuras em abrigos, lapas, paredões, afloramentos rochosos etc.


"A Chapada Diamantina, o Vale do São Francisco, o oeste baiano e o semiárido contam com sítios de representações rupestre de estilos que ainda merecem ser melhor definidos, considerando-se os motivos, a cromaticidade e os traços", apresenta um dos artigos da edição do prof: Carlos Etchevarne.

Os desenhos encantam pela diversidade e expressividade das formas, que retratam fuguras humanas e de animal.
As figuras antropomorfas são muito representativas dessa região que parecem representar a posição acocorada do parto, daí surgiu o nome" Serra das Paridas" explicou Etchevarne.

Pesquisa elaborada com fontes da FFCH / UFBA
Centro de estudos do IPAC / Instituto do Patrimônio Artistico e Cultural da Bahia.

Comentários

Postagens mais visitadas