SÍTIOS ARQUEOLÓGICOS DA PARAÍBA


                                                           A PEDRA DO INGÁ,


Em se tratando de arqueologia a Paraíba possui um potencial invejável.
No município de Ingá, encontra-se o sítio arqueológico mais visitado do Estado, conhecido como a Pedra do Ingá, onde estão gravadas nas duas rochas, dezenas de incrições rupestres, com mensagens até hoje não decifradas.
Já catalogadas por notáveis arqueólogos como um dos mais importante documentos líticos.
Um dos destaques, são três painéis de riquíssima arte rupestre, com sulcos e pontos sequênciados, ordenados, que lembram constelações, serpentes, fetos e variados animais...



Um dos sítios arqueológicos  mais celebre do mundo infelizmente é alvo de vandalismo, que é uma grande tristeza pra história da humanidade, mas isso não acontece só na Paraíba, diversos  sítios são constantemente danificados por pessoas que não tem noção do ato criminoso praticado.
Na Paraíba existem mais de 230 sítios arqueológicos, 180 deles ficam no município de Boqueirão, Ingá, Campina Grande e Cabaceiras.

Fonte: Universidade Estadual da Paraíba ( UEPB)
Universidade Fedaral da Paraíba (UFPB)

Comentários

  1. Minha cara Alaila ... Bom dia!
    Em primeiro lugar, parabéns pelo seu Blog.
    Bom, eu gostaria de saber se a mesma já esteve visitando alguns dos sítios arqueológicos existentes na ÁREA ARQUEOLÓGICA DO SERIDÓ, precisamente, os Sítios Arqueológicos do município de Carnaúba dos Dantas/RN ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia caro colega, obrigada pelo elogio e por visitar meu blog. Por falta de tempo não tive o prazer de conhecer pessoalmente os referentes Sítios que por sinal são belíssimos, mas tá na agenda ainda pra 2015.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas