Magnificência de René Lalique

Se você é um aficionado de Art Nouveau e Art Decor, é difícil ignorar projetos notáveis de René Lalique. Lalique, em seu tempo foi reconhecido como um artista, designe, joalheiro, inovador, fabricante de vidro, industrialista e um visionário! Suas criações em joias eram vistas como revolucionários e ele foi um dos mais notáveis expoentes da Art Nouveu. Suia obra magistral em vidro e designe de jóias requintadas veio epitomize o estilo Art Nouveau e adornado com as mulheres mais exóticas de Paris.







                      Suzanne-estátua de vidro opalescente original bronze base iluminada, c. 1925

Nascido em Paris em 1860, foi aprendiz de um ourives parisiense, com a idade de 16 anos, enquanto simultaneamente estudava na Ecole Des Arts, entre 1878 e 1880, fez estagio em Londres. Regressado a Paris, iniciou a sua carreira  a trabalhar para grandes nomes do mundo da ourivesaria e joalheiria, ganhando fama na sociedade francesa.
Em 1885, Lalique adquiriu uma pequena oficina em Paris e produziu sua própria interpretação da jóia do estilo da Art Nouveau. Ele também produziu vidro de arte espacialmente na forma de vasos, que se tornou amplamente conhecido e notado. Em 1920 produziu também wares no estilo Art Decor.
Suas criações altamente imaginativas eram povoados por um magnífico mundo de seres fantásticos - dragões, serpentes, lírios, pavões, borboletas, orquídeas e mulheres simbolistas metamorfoseadas em libélulas. Lalique favoreceu o uso de ninfas e" Femme Fatales" com figuras voluptuosas em suas criações, revivendo um estilo que tinha sido negligenciado desde a Renascença.






























Fonte: Itaú Cultural.
c






Comentários

Postagens mais visitadas