ART NOUVEAU


Da cadeira Thonet de 1856 em diante, o processo de renovação dos objetos utilitários e decorativos se transformou com enorme rapidez e diversidade. A sociedade burguesa industrial criou uma identidade para o seu contorno - o " Art Nouveau"
A Arte Nouveau surge do nome da loja em Paris que vendia objetos neste estilo - foi rapidamente transformado em estilo internacional - na Inglaterra era identificado por Moderno Style, na Itália, Estilo Floreale  e na Alemanha Jungendstill. No Brasil foi divulgado pelo Liceu de Artes e Ofícios e pelo pioneiro do design no pais Eliseu Visconti.
 Caracterizado entre 1890 à 1914, foi uma corrente associada pela pintura e sim de tornar mais agradáveis os objetos industrializados usados na decoração e não se limitou as Artes Plásticas.
Willian Morris, arquiteto e sociólogo, influenciado pelas ideias de "John Ruskin - 1819 - 1900 - que defendia a liberdade criativa para as artes" lidera o movimento Arts & Crafts assumindo que era impossível negar o desenvolvimento industrial, influenciando no surgimento do Art Nouveau.
Período : Final do século XIX é início do século XX ( 1890 -1910), foi um dos estilos estéticos que abriu caminho para o design moderno, esteve  presente no estilo psicodélico de 1960-70 e na criação de fontes tipográficas.
No Brasil recebeu o nome de Art Floreal, influenciando a arquitetura e as artes gráficas, como nossa industrialização ainda era pequena, o estilo acabou sendo utilizado para ostentar a riqueza das altas classes da sociedade, que gostavam de mostar que "estavam na moda".
São Paulo, Manaus e Bélem foram os principais pólos de desenvolvimento deste estilo devido à riqueza dos fazendeiros de Café e do Ciclo da Borracha.
No Rio de Janeiro esteve presente de maneira bem suave nas obras do italiano Virzi.
Fonte: Enciclopédia Itaú Cultural

































Comentários

Postagens mais visitadas